Eletrônica

Carregador Automático de Bateria

Aqui está um carregador de baterias automático de chumbo de 12 volts que interrompe o processo de carga assim que a bateria atinge a carga total. Isso evita sobrecarga da bateria, de modo que o carregador pode ser deixado sem supervisão. LM348 OU CA3140
Se a tensão do terminal da bateria diminuir abaixo do nível definido, digamos 13,5 volts, o circuito liga automaticamente para o modo de carga.

A corrente de carga, assim como a potência do circuito, é obtida de um transformador de redução de 0 a 18 volts 2 Ampère. A baixa voltagem AC é retificada pelo retificador em ponte compreendendo D1 a D4 e tornada livre de ondulação pelo capacitor de suavização C1. Para fins de cobrança, 18 volts CC são usados ​​para alimentar o circuito, 9 volts regulados por CC do IC1 são usados.

Esquema do circuito do carregador automático de bateria

circuito de carregador de bateria automático esquemático

é usado como um simples comparador de tensão para acionar o relé. Sua entrada inversora recebe uma tensão de referência de 4.7 volts do Zener ZD, enquanto a entrada não inversora recebe uma tensão ajustável através do POT VR1. Normalmente, o pino de entrada inversora 2 obtém tensão mais alta do Zener (conforme ajustado por VR1) e saída de IC2 permanece baixo. T1 então permanece desligado mantendo o relé desligado. A corrente de carga passa para a bateria através dos contatos NC (Normalmente Conectados) do relé.

Quando a tensão do terminal da bateria aumenta para 13,5 volts, o pino 3 do IC2 obtém tensão mais alta que o pino 2 e a saída do IC2 fica alta. Isso ativa o relé e os contatos são interrompidos. Corrente de carga para o corte da bateria e o relé permanece como tal, desde que a tensão da bateria (13,5 V ou mais) mantém a tensão no pino 3 do IC2 é maior do que a do pino 2.
Configurações do carregador
Antes de conectar a bateria, ajuste a tensão de entrada para IC2 usando uma bateria totalmente carregada ou fonte de alimentação variável. Gire a chave S1 para a posição desligada e ligue a energia. Em seguida, conecte uma bateria totalmente carregada / fonte de alimentação variável para testar os pontos TP observando a polaridade. Meça a tensão de entrada no pino 3 do IC2.
Lentamente, ajuste o VR1 até que a tensão de entrada no pino 3 do IC2 aumente para 5 volts. Neste ponto, o relé deve energizar e o LED vermelho acende. Em seguida, conecte a bateria para carregar e ligue o S1. Se a bateria assumir a carga, a corrente no pino 3 do IC2 será baixa, já que a maior parte do consumo de corrente ocorre na bateria. Isso mantém o relé desligado. Quando a tensão da bateria aumenta acima de 13,5 volts, não passa mais corrente para a bateria, de modo que a tensão no pino 3 do IC2 aumenta e o relé liga.
[Fonte]  https://www.electroschematics.com/6079/automatic-battery-charger/

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